PANORAMA MUNDIAL DA AGROHOMEOPATIA

Os primeiros relatos de aplicação da Homeopatia em plantas referem-se a estudos experimentais desenvolvidos por Kolisko e colaboradores, na Alemanha, baseados nas teorias expostas por Rudolf Steiner para a agricultura biodinâmica. No período de 1923 a 1959, o grupo de Koliskos realizou numerosos experimentos, a maioria sobre sementes de trigo, encontrando que diluições mais baixas promoviam o crescimento das plântulas, as maiores inibiam e as ainda mais altas estimulavam o crescimento (Kayne,1991).

Na década de 60, a pesquisa sobre efeito de produtos homeopáticos em plantas passou a ser desenvolvida por diversos grupos e desse período tornaram-se amplamente conhecidos os estudos realizados na França, sobre a ação de diluições infinitesimais de arseniato de sódio sobre coleóptilos de trigo (Boiron & Zevudacki, 1962) e de diluições de sulfato de cobre sobre ervilhas previamente intoxicadas pela substância (Netien et.al., 1965 e 1966). Wannamaker, em 1966 e 1968, publicou o efeito de Sulphur e Boron no aumento de peso e tamanho de cebola; estimulados pelos trabalhos de Koliskos, Pelikan& Unger, em 1971 publicaram estudos muito detalhados sobre o efeito de potências de 8 a 19x de nitrato de prata sobre o crescimento de plântulas de trigo (Kayne,1991).
 
Nas décadas de 70 e 80, encontram-se na literatura trabalhos publicados por pesquisadores, a  maioria indianos, sobre o efeito de produtos homeopáticos em tratamentos de sementes, no crescimento e desenvolvimento de plantas, sobre problemas causados por virus, fungos e nematóides. Desse período em diante, numerosos estudos passaram a ser desenvolvidos, por pesquisadores de diversos países e regiões, como Alemanha (seg.BAUMGARTNER et.al.,2000), Itália(Betti et.al., 1997), Suiça (BINDER et.al.,2005), Inglaterra (Pelikan& Unger,1971), Escócia (Kayne,1991), África do Sul (Hamman et. al, 2003), Cuba (Rivas et.al., 1996; Moreno et.al., 2004) e México (Espinoza, 2001). Na tabela 1 encontra-se relacionada uma parte das publicações, acessadas por nós ou por outros autores, para permitir uma visualização das abordagens realizadas.

No Brasil, os primeiros trabalhos que se conhecem originaram-se na Universidade Federal de Viçosa - UFV, a partir de 1996, orientados e liderados pelo Professor Vicente Casali e desde então, dezenas de dissertações e teses foram defendidas e divulgadas. Em 1999, iniciamos um projeto no Instituto Biológico, em São Paulo, cujo desenvolvimento proporcionou resultados sobre efeito de preparados homeopáticos sobre a bactéria Xanthomonas axonopodis “in vitro” e em culturas de maçã, maracujá e tomate (Rolim et.al., 2000; 2001a e b;2002; 2005a, b e c, 2006). Em 2003, o Centro de Estudos Avançados em Homeopatia – CESAHO – iniciou o primeiro curso para formação de engenheiros agrônomos homeopatas. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ,foi aprovada em dezembro de 2005 a primeira dissertação de mestrado no tema. Outros grupos se formaram e vem se consolidando, encontrando-se atualmente atividades de extensão, ensino e pesquisa na área de agrohomeopatia em diversos estados brasileiros. Em 1999, a homeopatia foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento como um dos meios de controle de doenças e pragas, através da Instrução Normativa 7, publicada em 17 de maio de 1999, que estabelece normas para a produção orgânica. A fim de possibilitar a visualização da abrangência atingida pelos estudos em agrohomeopatia no Brasil, foram colocados na tabela 2 os trabalhos que mais facilmente puderam ser por nós acessados.
 
A partir da década de 80, ao lado do crescente número de trabalhos sobre a aplicação da homeopatia, observou-se também uma preocupação relacionada a qualidade dos estudos apresentados, a repetibilidade dos resultados descritos e consequente confiabilidade da homeopatia como método para uso agrícola. Numa extensa revisão crítica, Scofield (1984) sumarizou que os trabalhos até então apresentavam pouca análise estatística e que os dados eram insuficientes para uma adequada avaliação, concluindo que havia pouca evidência da eficácia da Homeopatia, devido a insuficiências no delineamento experimental, execução, apresentação do trabalho como um todo ou falha na repetibilidade experimental, considerando que o sistema ainda devia ser adequadamente testado em escala suficientemente grande; que alguns trabalhos experimentais já realizados sugeriam que a Homeopatia podia ser valiosa no tratamento e prevenção de doenças nas culturas e que seria importante, para validar a ação homeopática, que resultados comparáveis fossem obtidos por diferentes pesquisadores, em ensaios sob condições controladas.
 
Baumgartner(2000), considerou espectaculares os resultados de Khanna (1978), sobre as podridões pós-colheita de manga, com Lycopodium clavatum 190c e podridão de tomate reduzida a zero com Kali iodatum 149c, mas também comentou que tais resultados não foram reproduzidos e enfatizou haver evidência que plantas, em princípio, são capazes de reagir a remédios homeopáticos, possivelmente como a desintoxicação e a estimulação de resistência sistêmica adquirida. Entretanto, salientou a necessidade de muita pesquisa antes de qualquer aplicação prática poder ser recomendada à produção orgânica e considerou que as plantas e talvez os microrganismos sejam realmente capazes de reagir a homeopatia, mas que os efeitos podem ser modulados por fatores cronobiológicos ou outras circunstâncias ainda desconhecidas.

Betti et.al.(2006) discutiram o potencial e as necessidades de pesquisa em horticultura e agricultura, baseados em trabalhos publicados a partir da revisão de Scofield. Desse levantamento, os autores concluiram que em geral, as perspectivas potenciais para tratamentos homeopáticos na agricultura podem ser considerados promissoras, mas que muito mais experimentação é necessária em nível de campo; que resultados de todas as pesquisas e projetos, se bem sucedidos ou não, devem ser amplamente disponibilizados, para que outros possam aprender com eles, evitando assim duplicação e ineficiência; e que devem ser realizados reprodução de resultados e ensaios multiinstitucionais, para serem publicados em revistas internacionais com um fator de impacto ou ampla circulação, para ganhar credibilidade e facilitar aporte de recursos.

Uma dificuldade ao se iniciar uma experimentação em agrohomeopatia é a escolha dos medicamentos e raramente os trabalhos publicados fazem menção aos critérios adotados nesse sentido. A falta de estudos de patogenesia e de textos análogos ao Repertório e a Matéria Médica, disponíveis para a Medicina Homeopática, constitui um ponto crucial para a escolha de medicamentos a serem estudados em plantas. Recentemente, foram publicados três livros que tratam da aplicação de homeopatia em plantas (KAVIRAJ, 2006; TICHAVSKY, 2007; TICHAVSKY, 2009) e é de se esperar que venham a suprir a lacuna apontada. Entretanto, é essencial ter-se em mente que eles não substituem a experimentação específica para cada região, clima e todas as demais variáveis envolvidas.

Bibliografia
ALMEIDA, A.A.A.; GALVÃO,.J.C.C.; CASALI, V.W.D.; LIMA, E.R.; MIRANDA, G.V. Tratamentos homeopáticos e densidade populacional de Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) (Lepidoptera:Nocuidae) em plantas de milho no campo. Rev. Bras. De Milho e Sorgo, 2:1-8, 2003.
ALMEIDA, M.A.Z.Resposta do manjericão (Oncidium basilinum L.) á aplicação de preparações homeopáticas. Dissertação de Mestrado, UFV, 2003.
ANDRADE, F.M.C. Homeopatia no crescimento e na produção de cumarina em chambá Justicia pectoralis Jacq. Dissertação de Mestrado, UFV, 1999.
ANDRADE, F.M.C. Alterações da vitalidade do solo com o uso de preparados homeopáticos. Tese de Doutorado, UFV, 2004.
ANSELMO, I.M.C.; TORRES, M.P.; VICHIATO, M.R.M.; VICHIATO, M. Preparados homeopáticos na germinação e desenvolvimento de plântulas de mamoeiro. Papaya Brasil, 2007
BAUMGARTNER, S.; SHAH, D.; HEUSSER, P.; THURNEYSEN, A. Homeopathic dilutions: is there a potential for application in organic plant production? IFOAM 2000 – The World Grows Organic. T. Arföldi, W.Lockeretz and U.Niggli, eds. Zürich vdf Hoschulverlag, 2000, p.97-100.
BATIROLA, M.R.; SILVA, R.T.B.; CASALI, V.W.D. Repetibilidade dos resultados da assimilação de CO2 em plantas de Sphagneticola trilobata tratadas com Apis mellifica 6CH. Cultura Homeopática, 16, Anais do XX Simpósio do GIRI, 2006, p.51.
BETTI, L.; BORGUINI, F.; NANI, D.; Plant models for fundamental research in homeopathy. Homeopathy 92, 2003, p.129-130.
BETTI, L.; LAZZARATO, L.; TREBBI, G.; BRIZZI, M.; CALZONI, G.L.; BORGHINI, F.; NANI, D. Effects of homeopathic arsenic on tobacco plant resistance to tobacco mosaic virus. Homeopathy 92 (4), 2003, 195-202.
BETTI, L.; LAZZARATO, L.; TREBBI, G.; BRIZZI, M.; CALZONI, G.L.; BORGHINI, F.; PERUZZI, M.; NANI, D. Homeopathic arsenic trioxide on different plant models. XVIII Symposium of G.I.R.I., P.1-2, 2004.
BINDER, M.; BAUMGARTNER, S.; THURNEYSEN, A. The effects of a 45x potency of Arsenicum album on wheat seedling growth – a reproduction trial. XIX Symposium of G.I.R.I., Monaco, 2005.
BOFF, P.; MADRUGA, E.; ZANELATO, M. ; BOFF, M.I.C. Pest and disease management of potato crops with homeopathic preparations and germplasm variability. Proc. 16th IFOAM Organic World Congress, Modena, 2008.
BOIRON, J.; ZERVUDACKI. Ação das diluições infinitesimais de arseniato de sódio sobre a respiração de coleóptilos de trigo. Annales Homéopathiques Françaises, 5, 1962. In: Plazy, M.Pesquisa experimental moderna, Rio de Janeiro, 1969, p.18-22.
BONATO, C. M. ; SILVA, Eni Paulo da . Effect of the homeopathic solution Sulphur on the growth and productivity of radish. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 25, n. 2, p. 259-263, 2003.
BONATO, C.M.; PROENÇA, G.T.; REIS, B. Homeopathic drugs Arsenicum album and Sulphur affect the growth and essential oil content in mint (Mentha arvensis L.). Acta Scientiarum. Agronomy , 31, 2009, p. 101-105.
BONATO, C.M.; SOUZA, A.F.; COLLET, M.A.Controle da ferrugem (Phakopsora euvitis Ono) em videira pela aplicação de soluções homeopáticas. Cultura Homeopática, 16, Anais do XX Simpósio do GIRI, 2006, p.52.
BONATO, C.M.; VIOTTO, E.G.; HARA, J.H.; REIS, B.; MYZOTE, A.T.; CISNEIROS, J.A. Aplicação dos medicamentos homeopáticos Lachesis e isoterápico do virus do mosaico da cana sobre o crescimento e infecção viral em sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench). Cultura Homeopática, 16, Anais do XX Simpósio do GIRI, 2006, p.51.
BONATO, C.M. Effect of the homeopathy in the host physiology. Fitopatologia Brasileira, v. 35, p. 17-20, 2007.
BRIZZI, M.; LAZZARATTO, L.. NANI, D.; BORGUINI, F.; PERUZZI, M.; BETTI, L. A bio-statistical insight into the As2O3 high dilution effects on the rate and variability of wheat seedling growth. Forsch Komplementärmed Klass Naturheilkd, 12, 2005, p. 277-283 (acessado em dez, 2008)
BRIZZI, M.; NANI, D.; PERUZZI, M.; BETTI, L. Statistical analysis of the effect of high dilutions of arsenic in a large dataset from a wheat germination model. British Homeopathic Journal 89, 2000, p.63-67.
CARNEIRO, S.M.T.P.G. ; TEIXEIRA, M.Z. Pesquisa homeopática na agricultura: premissas básicas. Rev. de Homeop, São Paulo, v.68 (1-2): 63-72, 2003.
CARVALHO, L.M.; CASALI, V.W.D.; LISBOA, S.P.; SOUZA, M.A.; CECON, P.R. A homeopatia Arnica montana no cultivo de artemísia. Rev. Bras. Agroecologia, 2(1): 1107-1111, 2007.
CASA, J.; BOFF, M.I.C.; BOFF, P. Manejo ecológico de insetos-praga associados a cultura do vime. Rev. Bras. Agroecologia, 2(1): 958-962, 2007.
CASTRO, D.M. Preparações homeopáticas em plantas de cenoura, beterraba, capim-limão e chambá. Tese de doutorado, UFV, 2002.
CHEEMA, S.S.; REDDY, R.S.; KAPUR, S.P.; BANSAL, R.D. Comparative efficacy of homoeopathic drugs against papaya mosaic virus (PaMV) as foliar spray. Indian Jour. Virol.. 1986, 2: 2, 132-135. In:Review-of-Plant-Pathology 1988 067-05094
CHEEMA,-SS; SANJIV-KAPILA; ARUN-KUMAR; KAPILA,-S; KUMAR, A. Efficacy of various bio-products and chemicals against tobacco mosaic virus in tomato and cucumber mosaic virus in bottle gourd. Plant-Disease-Research. 1993, 8: 2, 110-114.
DINIZ, L.P. Avaliação de produtos alternativos para controle da requeima do tomateiro. Dissertação de Mestrado, UFV, 2003.
DUARTE, E.S.M. Crescimento e teor de óleo essencial em plantas de Eucalyptus citriodora e Eucalyptus globulus tratadas com homeopatia. Tese de doutorado, UFV, 2007.
ESPINOZA, F. J. R. Agrohomeopatia: una opcion ecológica para el campo mexicano. Homeopatia Méx, 70 (613): 110-116, julago. 2001.
GONÇALVES, P.A.S. Preparados homeopáticos no controle de Thrips tabaci Lind em sistema orgânico de cultivo de cebola. Rev. Cienc. Agroveterinárias, Lages, 6(1), 2007, p.22-28.
GRAVIOU, E. Dosage de l’action d’une 15 CH de sulfate de cuivre. Comparaison des résultats dans le temps. Ann. Homeopath. Fr., 1981, 23: 5-23.
GRISA, S.; TOLEDO, M.V.; OLIVEIRA, L.C.; HOLZ, L.; MARINE, D. Análise quantitativa de plantas de beterraba com preparados homeopáticos de Staphysagria. Rev.Bras. de Agroecologia, 2(2), 2007, 1046-1050.
HAMMAN, B.; KONIG, G.; LOK, K.H. Homeopathically prepared gibberelic acid and barley seed germination. Homeopathy 92 (3):140-44, 2003.
KHANNA, K.K., CHANDRA, S. Control of leaf blight of wheat caused by A.alternata with homeopathic drugs.Indian J. Phytopathol.1977, 30, 320-322.
KHANNA, K.K.; CHANDRA S.Further investigations on the control of storage rot of mango, guava and tomato fruits with homeopathic drugs.Indian Phytopathology(1989) (3) 436-440.
KAYNE, S. An agricultural application of homoeopathy. Br. Homoeopath.Jour. 80 (3), 157-160, 1991.
KUMAR, R. ; KUMAR, S. Effect of homoeopathic medicines on fungal growth and conidial germination. Indian Phytopathology (1980) (33) 620-621.
KAVIRAJ, V.D. Homeopathy for farm and garden. Mark Moodie Pub., Gloucester, UK, 2006, 191p.
LISBOA, S.P. Antagonismo de preparações homeopáticas na fotossíntese de plantas de Ruta graveolens. Dissertação de Mestrado, UFV, 2006.
MAPELLI, N.C. Soluções homeopáticas em Brevicoryne brassicae e Ascia monuste orseis. Tese de doutorado, UFV, 2006.
MARQUES, R.M. Vigor de sementes de milho tratadas com os preparados homeopáticos Antimonium crudum e Arsenicum album. Dissertação de Mestrado, UFV, 2007.
MARQUES, R. M.; MARQUES-SILVA, G.G.; BONATO, C.M. Effects of high dilutions of Cymbopogon winterianus Jowitt (citronella) on the germination and growth of seedlings of Sida rhombifolia. International Journal of High Dilution Research, v. 7, p. 34-25, 2008.
MORENO, N.M.; PEREZ, C.S.; MENDEZ, G.B.; GONZALEZ, G.B.; ; ALVAREZ, L.R.G. Influencia del Arsenicum album en la germinacion de las semillas de cafeto (Coffea arabica L). Homeopatia Méx;73(628):3-7, 2004.
MORENO, N. M.; GONZALEZ A.; LESTER R.Agrohomeopatía: una opción para la agricultura en Cuba.Homeopatia Méx;74(638), 2005, 170-179.
NETIEN, G., GRAVIOU, E., MARIN, A.Ação de doses infinitesimais de sulfato de cobre sobre plantas previamente intoxicadas por essa substância. Annales Homéopathiques Françaises, 1965. In: Plazy, M.Pesquisa experimental moderna, Rio de Janeiro, 1969, p. 67-72.
NETIEN, G., BOIRON, J., MARIN, A.Ação de doses infinitesimais de sulfato de cobre sobre plantas previamente intoxicadas por essa substância. Annales Homéopathiques Françaises, 1966. In: Plazy, M.Pesquisa experimental moderna, Rio de Janeiro, 1969, p. 73-79.
PANDEY, M.L.; AMAR, SAXENA; GUPTA, R.C. Antifungal effect of certain homeopathic drugs. Madras Agricultural Journal (1987) 74 (3) 162-164. In: Rew-of-Plant-Pathology 1989
PRADHAN,-AK; RAY,-S. Evaluation of some homoeopathic chemicals against root-knot nematode, Meloidogyne incognita infesting tomato. Indian-Journal-of-Nematology. 1987, 17: 1, 134-135. In: Review-of-Plant-Pathology 1993
RAKA-KHANNA; KHANNA,-KK; SUDHIR-CHANDRA; KHANNA,-R; CHANDRA,-S. Effect of homoeopathic drugs on seed mycoflora of wheat. National-Academy-Science-Letters. 1989, 12: 2, 39-41.In: Review-of-Plant-Pathology 1991
RIVAS, E.; CECEÑA; GUAJARDO, G. Germinacion de esporas de Alternaria solani y de semillas de trigo y tomate. Boletin Mexicano de Homeopatia, 29(2), 1996, p.44-46Rodrigues, R.G. Análise morfológica e fitoquímica da fava d’anta (Dimorphandra mollis Benth.). Tese de doutorado, UFV, 2007.
RODRIGUEZ, J.S. ; ARGÜELES, R.F. Frijol negro: accion de argentums nitricum sobre la germinacion y crecimiento de Phaseolus vulgaris L. La Homeopatia de México, 590, 1997, p. 147-151.
ROLIM, P.R.R.; BRIGNANI NETO, F. ; SOUZA, J.M.; MONTES, S.M. N. M. ; ; CERÁVOLO, L.C. Ação “in vitro” de produtos homeopáticos sobre Xanthomonas axonopodis pv. citri, agente causal do cancro cítrico. I Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais, Fortaleza, 2000.
ROLIM, P.R.R.; BRIGNANI NETO, F. ; SOUZA, J.M. Ação de produtos homeopáticos sobre oídio (Oidium lycopersici) do tomateiro. Summa Phyt., 2001a.
ROLIM, P.R.R.; BRIGNANI NETO, F. ; SOUZA, J.M. Controle de oídio da macieira por preparações homeopáticas. Fitopat. Bras., 2001b.
ROLIM, P.R.R.; BRIGNANI NETO, F.; SOUZA, S.A.; MIZOTE, F.A.; NARITA, N.; JESUS, C.R.; SHINOHARA, D.; OLIVEIRA, D.A. Manejo da cultura de maracujá sem o uso de agroquímicos convencionais. IV Reunião Técnica de Pesquisa em Maracujazeiro, Viçosa, 2002.
ROLIM, P.R.R.; TOFÖLI, J.G.; DOMINGUES, R.J. Preparados homeopáticos em tratamentos pós-colheita de tomate. Anais do III Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis.2005a.
ROLIM, P.R.R.; TOFÖLI, J.G.; DOMINGUES, R.J.; ROSSI, F. Preparados homeopáticos no controle da pinta preta do tomateiro. Anais do 45º. Congresso Brasileiro de Olericultura, Fortaleza, 7 a 12 de agosto, 2005b.
ROLIM, P.R.R.; HOJO, H.; ROSSI, F. Controle de ácaro vermelho do tomateiro por preparações homeopáticas. Anais do 45º. Congresso Brasileiro de Olericultura, Fortaleza, 7 a 12 de agosto, 2005c.
ROLIM, P.R.R.; VECHIATO, M.; ROSSI, F.; TOFÖLI, J.G.; DOMINGUES, R.J. Tratamento de sementes com medicamentos homeopáticos. Anais do 46º. Congresso Brasileiro de Olericultura, 2006.
ROMANO, F.C.; ARENALES, M.C.; ZERBATTO, R.;NEVES, J.; BONTURI, S.R.; RIBEIRO, C.C.; POPTIZ, M.F.Desenvolvimento do rabanete Raphanus sativus L. submetido a diferentes pulverizações com soluções homeopáticas. Thesis, São Paulo, 1(3), 2005, 92-101.
ROSSI, F. Aplicação de preparados homeopáticos em morango e alface visando o cultivo com base agroecológica. Dissertação de Mestrado, ESALQ, 2005.
ROSSI, F.; MELO, P.C.T.; AMBROSANO, E.J.; AMBROSANO, G.M.B.; SCHAMMASS, E.; GUIRADO, N.; MENDES, P.C. D. Variabilidade em experimentos realizados no Pólo Centro Sul (APTA/SAA) com aplicação de homeopatia em plantas. Anais do I Encontro Científico da Pós-Graduação na ESALQ e II II Encontro sobre Metodologia Científica, Pesquisa e Pós-Graduação.. Piracicaba, 2005. v. 1.
ROSSI, F.; AMBROSANO, E.J.; ROLIM, P.R.R.; ATZINGEN, E.M.M.v; SILVA, N.M.A. Fitopatogenesia. Cultura Homeopática, 16, Anais do XX Simpósio do GIRI, 2006, p.52.
ROSSI, F.; AMBROSANO, E.J.; MELO, P.C.T.; GUIRADO, N.; MENDES, P.C.D. Experiências básicas de homeopatia em vegetais. Cultura Homeopática 7(3), 2004, 12-13.
ROSSI, F.; AZEVEDO FILHO, J.A.; MELO, P.C.T.; AMBROSANO, E.J.; GUIRADO, N.; SCHAMASS, E.A. Cultivo orgânico de batata com aplicação de preparados homeopáticos. Rev.Bras. de Agroecologia, 2(2), 2007, 937-941.
ROSSI, F.; MELO, P.C.T.; AMBROSANO, E.J.; GUIRADO, N.; SHIRAHIGE, F.H.; KAMIMURA, D.T.T.; INOUE, A.M.;
AMBROZANO, M.F. Desenvolvimento de mudas de couve chines com aplicação de preparado homeopático. Rev.Bras. de Agroecologia, 2(2), 2007, 937-941.
ROSSI, F.; MELO, P.C.T.; PASCHOLATI, S.F.; CASALI, V.W.D.; AMBROSANO, E.J.; GUIRADO, N.; MENDES, P.C.D. AMBROSANO, G.M.B.; SCHAMASS, E.A.; TOFFANO, L.; DI PIERO, R.M. Aplicação de bioterápico visando induzir resistência em tomateiro contra mancha bacteriana. Rev.Bras. de Agroecologia, 2(1), 2007, 858-862.
ROSSI, F.; ARÉVALO, R.A.; AMBROSANO, E.J.; GUIRADO, N.; AMBROSANO, G.M.B.; MENDES, P.C.D.; MOTA, B.; ATZINGEN, E.M.M.v.; MENUZZO, M.M.; VARELLA, A.S. Aplicação de preparado homeopático no controle da tiririca em área agroecológica. Rev.Bras. de Agroecologia, 2(1), 2007, 870-874.
RUPP, L.C.D.; BOFF, M.I.C.; BOTTON, M.; SANTOS, F.; BOFF, P. Preparados homeopáticos para o manejo da mosca-dasfrutas na cultura do pessegueiro. , Rev.Bras. de Agroecologia, 2(1), 2007, 1606-1610.
SAXENA, A. ; PANDEY, M.L; GUPTA, R.C. Effect of certain homeopathic drugs on incidence of seed-borne fungi and seed germination of Abelmoschus esculentus. Indian Journal of Mycology and Plant Pathology (1987, publ.1988) 17(2) 191-192.
SCOFIELD, A. M. Homeopathy and its potential role in agriculture. A critical review.Biol. Agricultul 1984, 1-50.
SILVA, G.G.M. ; BONATO, C.M. Avaliação dos efeitos da aplicação de soluções homeopáticas Rosmarinus officinalis L. e Artemisia absinthium L. na germinação de corda-de-viola (Ipomea sp.). Cultura Homeopática, 16, Anais do XX Simpósio do GIRI, 2006, p.50.
SILVEIRA, J.C.Germinação de sementes de crotaléria e de alface com o preparado homeopático de ácido giberélico. Dissertação de mestrado, UFV, 2008.
SIQUEIRA, N.M.B.; ARAÚJO, R.G.; SANTOS, M.R.O.; LACERDA, R.J.; ALVARENGA, M.M.; LOPES, M.L.S. Análise da influência do policresto homeopático Carbo vegetabilis CH5 na germinação e no crescimento de Phaseolus vulgaris. Rev. Cient. da FAMINAS, Muriaé, 4 (1), 2008, p.108.
TREBBI, G., FANTINO, M.G., DINELLI, G., MAROTTI, I., BURGIO, G., NANI, D., ; BETTI, L. Effects of homeopathic and mineral treatments on dark leaf spot caused by Alternaria brassicicola on cauliflower. 16th IFOAM Organic World Congress, Modena, 2008,4p.
TICHAVSKY, R. Manual de Agrohomeopatia. Inst. Comenius y Secret. Desarollo Social, México, 2007, 40p.
TICHAVSKY, R. Homeopatia para las plantas. Inst. Comenius y Secret. Desarollo Social, México, 2009. 236p.
ZIBETTI, A. P.; MOREIRA, F. C.; PARIZOTTO, Â.V.; CAVALCA, P.A.M.; MARQUES, R.M.; REIS, B.; LOLIS, M.I.G.A.; MALLER, A.; BONATO, C.M.Efeitos dos medicamentos homeopáticos Sulphur, Aceticum acidum e Natrum muriaticum na germinação e no crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L.). In: 48o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá.
 
Nota: las tabelas en el articolo originale.
 

Autora: Palmira R. Righetto Rolim – Centro de Estudos Avançados em Homeopatia (CESAHO)
Ponencia presentada en el I Encontro Brasileiro de Homeopatia na Agricultura, 01 de outubro de 2009, Campo Grande – MS.
Fonte: http://www.cesaho.com.br/biblioteca_virtual/arquivos/arquivo_408_cesaho.pdf